Este exame tem a finalidade de avaliar a faringe e, principalmente, a laringe onde estão localizadas estruturas anatômicas como as “cordas vocais”.
Costuma ser um exame rápido, bem tolerado pelo paciente e que permite ao médico grande quantidade de informações, fundamentais para chegar a um diagnóstico preciso.
Dependendo da dificuldade do nosso paciente, e para seu melhor conforto durante o procedimento, temos disponível um spray anestésico tópico.
Realizamos este exame para investigar rouquidão (disfonia), pigarro faríngeo, corpos estranhos, laringites agudas e crônicas, lesão, tumores e fendas nas cordas vocais, refluxo faringolaríngeo, entre outras doenças.
Na Otocatedral este exame é realizado sem sedação, em qualquer faixa etária, pois dispomos de fibroscópio flexível pediátrico.
Entretanto, no caso de crianças muito pequenas, que não compreendem o procedimento ou que o uso do aparelho possa estar associado a biópsias ou remoção de corpos estranhos, é necessário o ambiente hospitalar.
Na maioria dos casos, o exame pode ser realizado com o nosso pequeno paciente sentado no colo dos pais, que podem realizar a contenção delicada dos braços e da cabeça, para não causar traumas ou prejudicar o andamento do procedimento.
A inovação é um dos valores mais importantes da Otocatedral. Por isso, buscamos no mercado o que há de melhor e mais moderno para a realização dos nossos diagnósticos. A nossa Videoendoscopia da Laringe é realizada em aparelho com uma micro câmera, que transmite em tempo real o procedimento.