É um exame endoscópico recomendado para analisar a mucosa e as estruturas da cavidade nasal. É essencial para o diagnóstico de problemas como tosse crônica, desvio do septo nasal, corpos estranhos, ronco, apneia do sono, tumores nasais, “sinusite”, entre outras doenças. 

Também é por meio desse exame que nosso médico, especialista em otorrinolaringologia, analisa o interior da cavidade nasal e realiza um teste denominado “Manobra de Müller”, que auxilia no diagnóstico e tratamento da apneia do sono ou ronco.

Na Otocatedral esse exame é realizado sem sedação, em qualquer faixa etária, pois dispomos de fibroscópio flexível pediátrico. Entretanto, no caso de crianças muito pequenas que não compreendem o procedimento ou que o uso do aparelho possa estar associado a biópsias ou a remoção de corpos estranhos é necessário o ambiente hospitalar.

Na maioria dos casos, o exame pode ser realizado com o nosso pequeno paciente sentado no colo dos pais, que podem realizar a contenção delicada dos braços e da cabeça para não causar traumas ou prejudicar o andamento do procedimento.

A inovação é um dos valores mais importantes da Otocatedral. Por isso, buscamos no mercado o que há de melhor e mais moderno para a realização dos nossos diagnósticos. A nossa videoendoscopia nasal é realizada em aparelho com uma microcâmera que transmite em tempo real o procedimento.